REFLETINDO...
“Identificando tempos e espaços para a vivência dos saberes da
educação integral”
O educando - centro do programa curricular,
sujeito que atribui sentidos à natureza e à sociedade nas práticas
sociais que vivencia, produzindo cultura e construindo sua identidade pessoal e
social, tomará parte ativa na discussão e na implementação das normas que regem
as formas de relacionamento na escola, fornecerá indicações relevantes a
respeito do que deve ser trabalhado no currículo e será incentivado a
participar das organizações estudantis.
O trabalho educativo na educação
integral deve empenhar-se na promoção de uma cultura escolar acolhedora
e respeitosa, que reconheça e valorize as experiências dos alunos atendendo as
suas diferenças e necessidades específicas, de modo a contribuir para efetivar
a inclusão escolar e o direito de todos à educação.
Na implementação do projeto político-pedagógico, o cuidar e o educar, indissociáveis funções da escola, resultarão
em ações associadas que buscam articular-se, pedagogicamente, no
interior da própria instituição, e também externamente, com os serviços de
apoio aos sistemas educacionais e com as políticas de outras áreas, para
assegurar a aprendizagem, o bem-estar e o desenvolvimento do aluno em todas as
suas dimensões.
Cuidar
e educar significa compreender que o direito a educação parte do principio da
formação da pessoa em sua essência humana. Trata-se de considerar o cuidado no sentido profundo do
que seja acolhimento de todos, crianças,
adolescentes, jovens e adultos, com
respeito e, com atenção adequada, aos educandos com deficiência, jovens e
adultos defasados na relação idade-série, indígenas, afro descendentes,
quilombolas e povos do campo.
Educar exige cuidado; cuidar e educar, envolvendo acolher, ouvir,
encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir,
cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do Planeta
Educar
com cuidado significa aprender a amar sem dependência,
desenvolver a sensibilidade humana na relação de cada um consigo, com o outro e
com tudo o que existe, com zelo, ante uma situação que requer cautela em busca
da formação humana plena.
Assegurar a ampla participação dos profissionais da escola, da família, dos
alunos e da comunidade local na definição das orientações imprimidas aos
processos educativos e nas formas de implementá-las, tendo como apoio um processo contínuo de avaliação das ações.
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