quarta-feira, 27 de junho de 2012


Para refletir:

Em relação ao que foi discutido sobre currículo, cultura e conhecimento escolar, o que você considera relevante? O que seria importante considerar na perspectiva da educação integral?

            A nossa sociedade atual está impregnada de estímulos ao individualismo, a competição, manipulação e subordinação. Precisamos tomar uma posição e dizer não a desumanização das relações sociais provocadas pelo capitalismo.
As propostas educacionais pensadas para a educação integral devem destacar a responsabilidade que todos têm na construção de um mundo mais ético e menos desigual. É imprescindível pensar no aluno como agente atuante e transformador do contexto social que está inserido.
O conhecimento acessado na escola traz consciência e capacidade de ler o mundo e a sociedade em que vivemos. Assim, ele poderá atuar de forma crítica e participativa. A afetividade faz a diferença nas relações professor/aluno e promove a aprendizagem significativa. É fundamental olhar para cada aluno com consciência que cada indivíduo é único na sua essência. E a diversidade étnica, cultural e social deve ser refletida na sala de aula, ressaltando para o grupo que a aceitação do outro na sua totalidade, requer um exercício constante de tolerância para permitir o respeito mútuo. Esses hábitos e valores são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa.
         Para Moreira e Candeau (2003 apud MODEIRA 2007, p. 35) “a escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença. Tende a silenciá-las e neutralizá-las. Sente-se mais confortável com a homogeneização e a padronização. No entanto, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de cultura constitui o grande desafio que está chamada a enfrentar.”      
          


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