Para refletir:
Em
relação ao que foi discutido sobre currículo, cultura e conhecimento escolar, o
que você considera relevante? O que seria importante considerar na perspectiva
da educação integral?
As propostas
educacionais pensadas para a educação integral devem destacar a responsabilidade
que todos têm na construção de um mundo mais ético e menos desigual. É
imprescindível pensar no aluno como agente atuante e transformador do contexto
social que está inserido.
O conhecimento acessado
na escola traz consciência e capacidade de ler o mundo e a sociedade em que
vivemos. Assim, ele poderá atuar de forma crítica e participativa. A
afetividade faz a diferença nas relações professor/aluno e promove a
aprendizagem significativa. É fundamental olhar para cada aluno com consciência
que cada indivíduo é único na sua essência. E a diversidade étnica, cultural e social
deve ser refletida na sala de aula, ressaltando para o grupo que a aceitação do
outro na sua totalidade, requer um exercício constante de tolerância para
permitir o respeito mútuo. Esses hábitos e valores são fundamentais para o
desenvolvimento da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa.
Para Moreira e Candeau (2003 apud
MODEIRA 2007, p. 35) “a escola sempre
teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença. Tende a silenciá-las
e neutralizá-las. Sente-se mais confortável com a homogeneização e a
padronização. No entanto, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para
o cruzamento de cultura constitui o grande desafio que está chamada a enfrentar.”
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